sábado, 6 de julho de 2013

O OLHO QUE TUDO VÊ

O OLHO QUE TUDO VÊ, é parte integrante da iconografia maçônica, é um lembrete aos maçons de que estão sempre sendo observados pelo GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

Esse é um importante símbolo do Ser Supremo, adotado pela Maçonaria e amplamente utilizado por povos da antiguidade, como hebreus e egípcios, também identificado em religiões antigas e mistérios de sua origem. Uma inclinação natural da mente em relação a figura do órgão leva a revelação da função a que o mesmo se destina e seu sentido simbólico.  Assim, o pé muitas vezes foi adotado como o símbolo da rapidez, o braço da força, e a mão da fidelidade. Seguindo o mesmo princípio, o olho aberto foi escolhido como o símbolo da vigilância, e os olhos de Deus como o símbolo da vigilância divina e cuidados com o universo. 
Assim, o salmista diz em Salmos 34:15 "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor", o que explica uma passagem posterior (Salmo 121:4), na qual é dito: "Eis que não tosquenejará nem dormirá aquele que guarda Israel."

Na Mitologia Egípcia o Olho de Hórus era um dos amuletos mais usados e poderosos. Hórus era um Deus solar, filho de Osíris e Isis, considerado como a manifestação do poder do sol. Era considerado a encarnação de Rá na terra, a manifestação solar no plano material, o princípio do fogo. 

O Olho Que Tudo Vê pode, então, ser considerado como um símbolo de Deus manifestado em sua onipresença. Preservando o personagem a que alude Salomão no livro de Provérbios 15:3, "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Um verdadeiro símbolo da divindade onipresente.

Nas religiões da Índia, o olho é de grande importância e destaque. Shiva, um dos mais importantes deuses da Índia, é retratado com três olhos, um mais brilhante do que as outras duas. Na Índia, desenhos são colocados à venda nas cidades e podem confundir os maçons que as visitam pois pensam que são Maçônica do mercado, simplesmente porque eles retratam o olho que tudo vê.
Devotos religiosos indianos consideram o pavão um pássaro sagrado por causa da semelhança das penas para um olho.

A primeira referência maçônica oficial ao OLHO, está em O Monitoramento Maçônico de Thomas
Smith Webb, em 1797, alguns anos depois que o Grande Selo foi projetado.
Em 1782, o OLHO QUE TUDO VÊ também denominado OLHO DA PROVIDÊNCIA,  foi adotado como parte do simbolismo no verso do Grande Selo dos Estados Unidos da América. O Olho foi introduzido pelo comitê original do projeto em 1776, e foi desenvolvido de acordo com as sugestões do consultor artístico Pierre Eugene du Simitiere. Um dos principais motivos é sua larga adoção pela Maçonaria e, sendo maçons os legisladores estadunidenses foi o seu uso difundido. No selo, o Olho é cercado pelas palavras Annuit cœptis, querendo dizer "Ele [o Olho da Providência] é favorável aos nossos empreendimentos" (tradução livre). O Olho está posicionado acima de uma pirâmide inacabada com treze passos, representando a origem dos treze estados e o crescimento futuro do país. A combinação sugerida seria a de que o Olho, favorece a prosperidade dos Estados Unidos.
O Grande Selo é usado para endossar documentos oficiais de Estados Unidos. Como tal, é reproduzido, junto com o Olho da Providência, nas costas de cada nota de um dólar. 














 


 
Fonte: Enciclopédia da Maçonaria de Mackey

3 comentários:

  1. A Maçonaria Agora Reconhece Oficialmente o Olho Que Tudo Vê no Verso da Nota de Um Dólar!
    A face da moeda que aparece no lado esquerdo na gravura acima apenas reafirma a verdade que os maçons iluminados globais ("Illuminati") criaram um plano para levar todas as nações do mundo a uma ditadura, uma economia e uma religião globais e depois colocar em cena seu Messias maçônico! Essa realidade também é demonstrada na arquitetura da Biblioteca do Arquivo Nacional, que mostramos no documentário.

    Como os observadores atentos aos eventos atuais agora podem ver de forma bem clara, esse plano maçônico cumpre perfeitamente a profecia bíblica, e está quase concluído.

    ResponderExcluir
  2. A Maçonaria Agora Reconhece Oficialmente o Olho Que Tudo Vê no Verso da Nota de Um Dólar!
    A face da moeda que aparece no lado esquerdo na gravura acima apenas reafirma a verdade que os maçons iluminados globais ("Illuminati") criaram um plano para levar todas as nações do mundo a uma ditadura, uma economia e uma religião globais e depois colocar em cena seu Messias maçônico! Essa realidade também é demonstrada na arquitetura da Biblioteca do Arquivo Nacional, que mostramos no documentário.

    Como os observadores atentos aos eventos atuais agora podem ver de forma bem clara, esse plano maçônico cumpre perfeitamente a profecia bíblica, e está quase concluído.

    ResponderExcluir
  3. H O S A N A !

    (MT.3.17) E eis uma voz dos céus, que dizia: (ÊX.4.22) Israel é meu Filho, meu primogênito, (IS.49.3) por quem hei de ser glorificado, (DT.4.20) como hoje se vê; (LV.17.12) pelo que tenho dito aos Filhos de Israel:

    (JB.12.13) HOSANA! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR E QUE É REI DE ISRAEL: (AR.50.3)
    O que Eu quero ensinar com as 50 letras e 3 sinais da parábola acima é isto:
    E TENHO ENSINADO O QUE VEM DESSE HOMEM: E QUE É ARNALDO RIBEIRO!

    (MT.7.23) Então, lhes direi explicitamente:(AP.19.6) Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso: (MT.25.34) Vinde, benditos de meu Pai: Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo:(EF.5.14) Desperta, ó tu que dormes! Levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. (MC.12.27) Ora, Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos; laborais em grande erro. (AT.22.16) E agora, porque demoras? (1SML.9.26) Levanta-te, eu irei contigo para te acompanhar: (JB.9.4) É necessário que façamos as obras Daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem e ninguém pode trabalhar; (2PE.1.20) sabendo primeiramente isto: (LC.8.7) Nada há oculto que não haja que manifestar-se, nem escondido que não venha a ser conhecido e revelado: (DT.29.29) As cousas encobertas pertencem ao Senhor Nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, à nós e à nossos Filhos para sempre: (JB.8.12) Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas;. Pelo contrário, terá a luz da vida: (RM.13.12) Deixemos, pois, as obras das trevas, e revistemo-nos das armas da luz (EF.5.16) remindo o tempo; porque os dias são maus. (RM.8.19) A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos Filhos de Deus...

    ResponderExcluir