A MAÇONARIA proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e a existência de um PRINCÍPIO CRIADOR que chama de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO. Esse conceito está além de qualquer credo ou religião, é uma designação maçônica para uma força superior, criadora de tudo o que existe.
DEUS, CRISTO, JESUS CRISTO, JEHOVAH, JAHVE, são algumas das respostas de cristão ao serem indagados sobre o NOME DE DEUS. Alguns citariam um título ao invés de nome, como PAI CELESTIAL, GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, SENHOR, PAI, e até haveria aqueles que diriam que o nome de DEUS é sagrado e portanto impronunciável. Estes seriam os seguidores do judaísmo. A origem desse conceito está possivelmente no terceiro Mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu DEUS em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". (Êxodo 20:07).
Como cada religião adota um nome diferente para
DEUS. Alá para o Islamismo, Brahman no Induismo, no Budismo o próprio Buda foi transformado em Ser Divino, e como a Maçonaria não é religião, não faz distinção entre as religiões e além disso proclama a liberdade absoluta de consciência, deu a ELE o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO. Assim as reuniões em loja podem congregar irmãos de diversas crenças, sem invadir ou questionar seus conteúdos. Com esta abordagem, não se faz referência a uma ou outra religião ou crença, permitindo que maçons muçulmanos, católicos, budistas, espíritas e outros, se reúnam numa mesma loja maçônica.
O conceito de que DEUS é o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO tem sido empregado em muitos sistemas de pensamento e o cristianismo místico o tem adotado em várias de suas manifestações. Ilustrações de DEUS como o arquiteto do universo podem ser encontradas nas nossas Bíblias desde os primeiros séculos da Idade Média e tem sido regularmente empregadas pelos doutrinadores cristãos de todas as tendências.
São Tomás de Aquino, um dos mais respeitados filósofos da Igreja Católica, sustentou a existência de um GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, que seria a PRIMEIRA CAUSA de todas as coisas. Por seu turno, João Calvino, um dos mais influentes divulgadores da Reforma Protestante, também se refere á DEUS como sendo o ARQUITETO DO UNIVERSO, pois seu trabalho de construção do universo material, o cosmo, e do universo espiritual, assemelha-se á construção de um grande edifício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário